Berçário Foz do Iguaçu

A equipe do GreenSteps®, na escolha de seus berçários leva em consideração variáveis como Condições Climáticas, Monitoramento Adequado e Plano de Plantio priorizando áreas de recuperação ambiental. Assim, escolheu e estabeleceu parcerias em regiões cujo diferencial é as condições ideais na produção e utilização dos quatro tipos de energias renováveis: a Eólica, Hidroenergia, Aeroenergia e Fitoenergia.

Localização:

CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Plano de Plantio

O objetivo deste plano de plantio é a recuperação de áreas degradadas e urbanizadas do bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu-PR.

ÁREA 1: Reflorestamento da Mata Ciliar.

A vegetação ripária ou Mata Ciliar, é a vegetação presente às margens do rio Tamanduazinho é necessário o replantio das espécies de ampla distribuição que caracterizam as Matas Ciliares da região sudoeste e noroeste do Paraná. As principais espécies a serem plantadas são: o Ingá – Inga uruguensis; Inga marginata; o pau-de-sangue ou sangra d’água – Croton urucurana; a Embaúba – Cecropia sp.; a Figueira Branca – Ficus monckii; Canelinha – Nectandra falsifoli; a Jaracatiá – Jaracatia spinosa.

O plantio deverá obedecer os seguintes critérios: disponibilidade de espécies nativas; diversidade; e proporção o mais eqüitativa possível dos indivíduos. A área disponível será dividida em parcelas a fim de realizar a distribuição de diferentes mudas facilitar o plantio (v. fig.1). Os locais de plantio deverão ser marcados com calcário e/ou casca de arroz para a perfuração.

Exemplo de espécies a serem plantadas:

.

ÁREA 2: Arborização da Avenida Festina Lente

.

Área Disponível
A Avenida Festina Lente apresenta atualmente 500 metros lineares de área desprovida de arborização. Considerando ambas as margens onde é necessário o plantio de mudas dispõem-se de 1000 metros lineares para o plantio.

Estratégia de Plantio
Serão plantadas 200 mudas de árvores grandes de preferência nativas, com média de 1,5m de altura em espaçamento alternado de 5m de distância entre as mudas. Veja área tracejada do mapa em verde.

Alocação das Mudas
O plantio será iniciado a partir do estacionamento da entrada principal da instituição. As mudas serão plantadas em cada margem da estrada distando 5m entre cada uma e 2,5m de distância paralela em relação ao posicionamento em cada margem, com o objetivo de ampliar a área de sombreamento.

.

ÁREA 3: Círculo dos Laboratórios

.

Área Disponível
O círculo dos laboratórios possui uma extensão aproximada de 300m lineares, apresentando 2 faixas de plantio na área externa ao círculo e 1 faixa na área interna. Tem-se disponível 1 faixa de plantio para a área interna.

Estratégia do Plantio
Serão plantadas 60 mudas de árvores grandes de preferência nativas, cerca de 1,5m a 2m de altura, alternando o espaçamento de 5m entre as mudas e 2,5m entre cada faixa de plantio ao longo do circulo.

Alocação das Mudas
No círculo externo aos laboratórios, as mudas serão plantadas com um distanciamento de 5m em uma fileira contínua ao longo do círculo em paralelo ao círculo dos laboratórios e a calçada. Na parte interna do círculo será repetido o mesmo procedimento utilizado no círculo externo, respeitando o distanciamento dos laboratórios.